Facebook

Como harmonizar massas e vinhos??!

Para comemorar em grande estilo uma data especial, uma boa pedida pode ser preparar uma deliciosa massa em casa.

Depois de elaborar aquela receita especial, o próximo passo é encontrar o vinho ideal para harmonizar com o prato. Confira qual vinho escolher de acordo com o tipo de molho e/ ou acompanhamento.

Massas com molhos cremosos ou quatro queijos
Em massas com molhos a base de manteiga, queijo ou mais gordurosos, é ideal optar por vinhos mais encorpados, que tenham um pouco de acidez para equilibrar com ingrediente. Para quebrar um pouco a gordura, podemos escolher um Chardonnay do Novo Mundo, que tenha passado por barris de carvalho. Rótulos chilenos, do Vale do Limarí ou Vale de Leyda caem muito bem. O segredo da harmonização se dá pela untuosidade do molho e estrutura do vinho, que seria mais pesado.

Massas com molhos de tomates frescos
A harmonização mais indicada para este tipo de massa, é a escolha de rótulos leves e delicados, que tragam sabores frutados e aromáticos. Aqui, nós remetemos à Itália, mais especificamente a região de Valpolicella, que apresenta vinhos mais frutados, puxando para frutas frescas como ameixas e cerejas. Podemos sugerir um Merlot brasileiro da serra gaucha ou catarinense.

Massas acompanhadas por frutos do mar
Podemos usar um vinho da região do Chablis, na França, que tem como característica a mineralidade do solo. A uva Chardonnay, produz vinhos brancos de acidez pungente, sem passagem por carvalho e propício para harmonizar com crustáceos. A alternativa de tinto, para quem não gosta de brancos, é o Pinot Noir da Nova Zelândia, bastante translúcido e delicado, ou da região do Oregon, nos Estados Unidos.

Massas com molhos picantes
A tendência desta harmonização é degustar vinhos com maior teor alcoólico e mais pesados, para buscar um equilíbrio por similaridade. O Syhar australiano é um vinho mais condimentado e quente, com teor de álcool elevado, passagem por barril de carvalho, e tem toque de pimenta branca e negra. Outra opção é o Syrah, que tem sido uma promessa no mercado e possui menor teor de álcool, sem perder o aroma de pimenta.

Fonte: wikipedia

Viva Pasta 2013 - Todos os direitos reservados
Top